Profissionais no apoio técnico e científico da Agricultura Familiar.
Agricultura Familiar
O IVIG desenvolveu o projeto de apoio técnico-científico ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado do Rio de Janeiro. Foi contratado pela antiga Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, hoje administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O trabalho teve como objetivos principais avaliar o quadro atual do PNCF no estado, contribuir para dinamizar os negócios dos atuais beneficiários, divulgar o programa e motivar o ingresso de novos participantes. Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, composta por profissionais com experiência em gestão, organização de bases de informação, comunicação, treinamento e engenharia de alimentos atuou neste projeto.
Atividades Realizadas
Identificação individualizada de 749 beneficiários do PNCF no Rio de Janeiro e visitas presenciais a 684 propriedades, entrevistando os produtores e registrando em banco de dados informações sobre seus recursos produtivos, atividades e problemas enfrentados em, utilizando recursos de geoprocessamento para localização de cada propriedade.
Diagnóstico socioeconômico das atividades dos produtores entrevistados e orientação individualizada para melhoria da produtividade e gestão das propriedades.
Criação do Portal do Agricultor Familiar (agricultorfamiliar.org), com orientações sobre como obter financiamento, textos e vídeos sobre melhores práticas e orientações para desenvolver diversas culturas e beneficiar a produção.
Jornadas de qualificação, com a apresentação de palestras sobre diversificação de culturas, empreendedorismo e beneficiamento da produção.
Produção de cadernos com receitas de simples execução para o beneficiamento de culturas de grande difusão no estado, como aipim e banana.
Videoaulas e apresentações audiovisuais sobre diversos temas relacionados com a agricultura familiar, com acesso público através do Portal do Agricultor Familiar.
Apoio à retomada do Programa e incentivo à adesão de novos beneficiários no Estado do RJ