top of page

Estudos para licenciamento ambiental de projetos.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A atuação do IVIG na área de ambiental envolve o desenvolvimento de ações que contribuem para orientar processos decisórios, aprimorar investimentos e desenvolver Políticas Públicas. O IVIG faz avaliação de vulnerabilidade climática e desenvolve estudos para licenciamento ambiental de grandes projetos estruturais, cria e executa Planos Básicos Ambientais (PBA), Programa de Gestão Ambiental e Projetos Arqueológicos e do Patrimônio.

Atua na área de vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas, com desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre eventos hidrológicos extremos, uso dos recursos hídricos, uso do solo, saneamento ambiental, dados hidrológicos e socioeconômicos. Se dedica aos estudos de oportunidades de expansão de outras fontes, pesquisando alternativas para a geração de energia e observando as realidades regionais. Apoia processos de construção de planos setoriais de mitigação em mudança do clima. Saiba mais

Painéis solares no telhado
Turbinas eólicas
céu

Clima, Energia e Recursos Hídricos

Trabalhos Realizados

  • Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) – O IVIG foi sede da Secretaria-geral do FBMC até 2015, tendo à frente o professor Luiz Pinguelli Rosa. O Fórum foi criado com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima, bem como sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O FBMC auxiliou o governo na incorporação das questões sobre mudanças climáticas nas diversas etapas das Políticas Públicas e no processo de construção dos Planos Setoriais de Mitigação em Mudança do Clima.

  • Projeto Amazon H2O – Estudo de Cooperação Internacional e de Avaliação de Impactos da Ação Antrópica e Vulnerabilidade Climática e Adaptação dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia Amazônica. 

  • Projeto Censipam – Apoio para o desenvolvimento de pesquisas técnico-científicas no âmbito do sistema de proteção da Amazônia.

  • Projeto COPPE-Clima – Criação e estruturação do Instituto de Tecnologia e Engenharia das Mudanças Globais em Energia e Meio Ambiente.

  • Projeto MDL_H2O – Estudo do potencial e restrições de uso de MDL na área de recursos hídricos. Criação da Sub-rede Recursos Hídricos e Clima, vinculada à Rede Clima.

  • Projeto Light – Ciclo do Carbono e Emissões de Gases de Efeito Estufa Derivadas do Reservatório Hidrelétrico de Ribeirão das Lajes, no município de Piraí (RJ).

  • Projeto Furnas –Balanço de Carbono em Reservatórios de Furnas  e determinação do aporte e das taxas de sedimentação de Carbono.

  • Projeto Hidro-Clim/Furnas –Desenvolvimento de tecnologias, processos e metodologias de integração de gestão de recursos hídricos, potencial hidráulico e clima.

  • Projeto Vulnerabilidade Ambiental – Execução de estudo de adaptação de vulnerabilidade dos recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro. Trabalho realizado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do RJ.

  • Projeto CTHidro – Desenvolvimento de projeto de impactos sociais e de Políticas Públicas relacionados aos recursos hídricos. Demanda do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CTHidro).

  • Rede Clima – Realização de pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e Efeito Estufa. Criação, atualização e ampliação do GIS Ambiental de Fluxos de Gases do Efeito Estufa em Reservatórios e Ambientes Naturais. 

  • Projeto GEE – Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado do Espírito Santo.

bottom of page