top of page

Esporte e Sustentabilidade

Criação de políticas e sustentabilidade para eventos esportivos.

Área dedicada ao desenvolvimento de projetos, estudos e pesquisas na área do esporte com ênfase em sustentabilidade. O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais - IVIG, presta consultoria para: criação de políticas de sustentabilidade para eventos esportivos; desenvolvimento de projeto para adequação de estádios de futebol e arenas esportivas; aprimoramento dos laudos técnicos nas áreas de engenharia, higiene, segurança, acessibilidade e conforto; e elaboração de indicadores para aferição de índices ambiental e de sustentabilidade dos equipamentos esportivos.

Programas na Área de Esporte

Programa Estádios

estádio de futebol

Projeto desenvolvido para o Ministério do Esporte para definição de novos padrões para aprimoramento dos laudos técnicos nas áreas de engenharia, higiene, segurança, acessibilidade e conforto para os estádios brasileiros.

Elaboração de diagnóstico de 155 estádios de futebol – dos quase 700 em funcionamento no Brasil – localizados em 129 cidades, dos 27 estados da Federação

Atividades Realizadas

Proposta de melhorias em relação a acessibilidade, conforto e segurança e visando a melhoria contínua dos estádios.

Criação do Sisbrace, o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios.

Projeto IVIG-Rio 2016

corredor

Desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de adequar os indicadores do Comitê Olímpico Internacional (COI) à realidade brasileira para realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Elaboração de diagnóstico de 155 estádios de futebol – dos quase 700 em funcionamento no Brasil – localizados em 129 cidades, dos 27 estados da Federação

Atividades Realizadas

Consultoria para a criação de políticas de sustentabilidade para as Olimpíadas e Paraolimpíadas no Rio de Janeiro.

Elaboração de indicadores para aferir o desempenho do projeto Rio 2016 na área ambiental, com ênfase em ações “verdes” e sustentáveis.

Estruturação de indicadores de sustentabilidade que compõem o estudo dos impactos dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro para atender exigências do Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Olímpico Internacional.

Mapeamento georreferenciado das áreas próximas às instalações Olímpicas.

Formação de um Sistema de Informações Georeferrenciadas (SIG) para o planejamento e monitoramento da sustentabilidade das atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Rio-PAN 2007

Realização de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa para os Jogos Pan Americanos de 2007, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, em 2007. 

bottom of page